segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ENCARAR

... "Encarar". Esta foi a palavra que sempre escutei de amigos quando souberam que eu estava com o linfoma. Antes de iniciar minha primeira Quimioterapia, precisei passar pelo dentista, e sabendo ele do nosso caso, ele disse: "encare o tratamento, encare..."Resolvi fazer o blog. Até então, ficava pensando qual seria o título do mesmo. Lembrei desse verbo: "encarar". Corri para o dicionário, e dentre tantos significados, lá estava o seguinte: 1) Enfrentar uma situação difícil ou desagradável2) Não temer uma ameaça, um perigo, o desconhecido etc. De fato, é difícil, é desagradável; é um perigo, é uma ameaça, é um desconhecido, pois nunca me passou a cabeça, que um dia teria câncer. Percebi, contudo, que precisaria assumir uma posição. Que precisaria enfrentar, não temer, lutar, enfim, encarar. 

Heródoto, filósofo grego, disse: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.


Pois bem, é assim que vamos responder. De forma positiva, de forma construtiva, com coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança que emergem dos próprios desafios. Vamos encarar. Encarar para não cair na auto-piedade, para não cair na injustiça da vida. Encarar para não cair na armadilha do "por que Eu?"  ou "Por que comigo?"(muito embora, já tenha feito essas perguntas). Encarar para saber, que somos capazes de deixar a vitimização auto-destrutiva e pensamentos improdutivos. Encarar para reconhecer as oportunidades de sabedoria, lições e crescimento. Quando assumimos esse tipo de postura, ficamos mais capacitados para lidar com o que estar diante de nós.

Há um verso bíblico, no livro de Provérbios, Cap 24 e vers. 10 que está escrito assim: "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena". Em outras palavras: "No dia da angustia, encare. Portanto, não dá pra parar. Não dá pra cruzar os braços. Não dá pra fugir. Não dá pra se esconder... É preciso encarar a vida pela frente, e assim, alcançar mudanças.


James Baldwin, disse: "Você não consegue mudar o que não consegue encarar".


Encarar sim, desistir jamais.